segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AFINAL JÁ “ERA”…

Bom dia Amigos.

Para desenvolver o raciocínio de hoje terei que fazer uma breve resenha pelo passado.

Voltemos a Junho de 2010, mais precisamente à Assembleia de Freguesia do dia 29. Entre vários pontos, a Junta de Freguesia através do seu Presidente solicita autorização da assembleia para proceder à venda do lote de terreno sito na Vista Alegre através de empresa da especialidade (imobiliária). Mais o Sr. Presidente acha que se deve proceder à escavação para o tornar mais facilmente vendável, não especificando o tipo de escavação.

Não sendo contra o pretendido fomos de imediato a alertar para os custos, forma de execução e segurança da dita escavação. A proposta da Junta de Freguesia foi aprovada, mais uma vez com o levantar de braço “mecânico e sonolento” de alguns elementos.

Volvidos 3 meses e mais uma vez na Assembleia de Freguesia foi por nós questionado o facto de nada ter acontecido no dito terreno, a não ser a fixação do número de telemóvel do Sr. Presidente de Junta. Prontamente este afirmou que tal estratégia tinha sido abandonada por envolver um custo mínimo de 5.000,00 € de comissão para a empresa imobiliária.

Não passou ainda 1 mês da última assembleia e verifica-se que afinal o terreno foi posto à venda através de empresa da especialidade, neste caso a empresa ERA.

Cidadãos e Amigos. È verdade que estes factos não são crime, certamente até haverá uma desculpa para tal.

Contudo é perfeitamente visível e este facto retrata, a leviandade, a falta de programação, o sentimento de poder, o desnorte desta Junta de Freguesia. Apresentar queixas dos Nossos cidadãos é fácil, fazer algo por eles não está no espírito desta Junta de Freguesia.

Vingar o passado e viver à sombra dele é fácil, programar o Futuro e fazer algo por ele não está nas capacidades desta Junta de Freguesia.

É caso para dizer “afinal… já era…”, e estes factos Amigos, são apenas a ponta de um grande icebergue que aos poucos e poucos se vai tornando visível no nosso horizonte.

Um grande Abraço para TODOS

António Faria

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O NOSSO FUTURO...

Bom dia Amigos.

Depois de um período de descanso, não queria deixar de lançar o desafio a todos, para tudo façam por um bom recomeço.

Trata-se efectivamente de uma “reentre” para um novo período que se adivinha nada fácil, pelo que nos encontramos com toda a força e com toda a disposição para continuar a contribuir para que Cunha, e a sua População tenham voz.

Ouvi dizer que nós não dizemos o que queremos para a freguesia, ouvi dizer que nós nada propomos e nada fazemos por ela. Pois bem meus Amigos eu não ouvi dizer, eu tenho a certeza que não fomos nós os escolhidos para fazer, pelo que nos cabe fazer com que os outros façam.

Mesmo assim estamos sempre disponíveis, e connosco toda a gente terá sempre uma resposta, connosco jamais ouvirão um arrogante, um vago “NÃO RESPONDO”.

Não Amigos, nós não somos contra o Moinho e o Nosso programa demonstra-o. Nós não somos contra as parcerias Público-Privadas. Nós não somos contra o parque de merendas, mas somos sim contra a sua execução à pressa com objectivos apenas eleitorais e recorrendo-se apenas a uma ÚNICA PROPOSTA DE ORÇAMENTO.

Connosco Amigos o moinho seria diferente. Connosco o moinho poderia continuar a ter a componente privada mas a componente pública deixaria de ser do Sr. Presidente e seus servos, e passaria a ser da População da Freguesia de Cunha.

Connosco não tenho dúvidas que o moinho seria explorado pelo Rancho Folclórico de Cunha e tenho a certeza que o rancho tem pessoas com capacidade mais que suficiente para o dinamizar ao longo de todo o Ano. É esta a Nossa Cultura. Foi esta a Nossa Proposta na última assembleia de Freguesia.

Com esta estratégia certamente o parque de merendas deixaria de ser um espaço de encomenda com uma poça de eleição que no fundo não se sabe de quem é mas que para alguns funciona como uma “bacia” de outrora. Mais uma proposta Sr. Presidente, devolva o espaço à freguesia de Cunha para que ali possamos ter Recreio e Lazer com segurança e para TODOS…

Sr. Presidente. Onde está o Nosso Desporto? Eu sei que não responde mas aqui também ninguém precisa de resposta. Toda a gente sabe que a Junta de Freguesia destruiu o Desporto da Freguesia de Cunha. Toda a gente sabe que a Junta de Freguesia destruiu o trabalho duro de mais de uma década… por uma simples birra.

Talvez não tenha sido uma birra, talvez tenha sido uma estratégia… Com a proposta de aluguer do novo sintético levada a cabo na última assembleia a Junta de Freguesia deixará de ter um encargo com o desporto e passará a ter um lucro com o aluguer das instalações a outros que vêem o desporto como uma maior valia e não como um desperdício.

Sim Sr. Presidente é essa a sua estratégia com a qual não concordamos e que convictamente rejeitamos.

Sim Sr. Presidente, eu mesmo e outros habitantes da Freguesia de Cunha levaremos os Nossos filhos a outras Freguesias enquanto a Junta de Freguesia arrecada 55,00 € por jogo.

È isso Sr. Presidente aquilo que sabe fazer pelo NOSSO DESPORTO.

Um grande Abraço para TODOS

António Faria