quarta-feira, 28 de abril de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DO DIA 20 DE ABRIL

Ocorreu no passado dia 20 mais uma Assembleia da nossa Freguesia, com uma ordem de trabalhos composta por vários pontos, foi no período antes da ordem de trabalhos que se gerou alguma agitação…
Neste período a Srª Presidente da Assembleia mostrou o desagrado por uma queixa efectuada contra ela junto do CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos), por não ter respondido aos membros eleitos do movimento Todos por Cunha. Realmente foi efectuada essa participação pois não foram enviados os respectivos documentos solicitados dentro dos prazos nem foram estes membros durante este período contactados para lhes explicarem o porquê dos atrasos. Nesta fase e com os membros da Junta especialmente nervosos foram utilizados por estes, termos pouco dignos de quem se encontra á frente de tão digna entidade. Foram utilizados termos como “espelhos em casa” “isto parece um circo” sendo necessária a intervenção da Sra Presidente da Assembleia várias vezes no sentido de acalmar o Executivo da Junta, chamando várias vezes á atenção destes que o pedido solicitado pelos membros do Movimento Todos Por Cunha foram efectuados legalmente e de pleno direito para a execução das tarefas para que foram eleitos.
Depois de passado este momento, passamos para o período da ordem do dia.
O primeiro ponto a análise e votação das contas de 2009. Neste período verificamos que o orçamento de 2009 teve uma execução na ordem dos 45%. Além de uma execução muito baixa verificamos ainda que haviam algumas rubricas do orçamento com taxas de execução muito próximo dos 100%. Podemos verificar este contraste por exemplo entre as verbas de apoio á cultura e desporto com uma execução aproximadamente de 50 % 2500 euros e as verbas aplicadas em brindes, decoração, com uma execução na ordem dos 100% (aproximadamente 5000 euros). Além desta situação foram também solicitadas mais algumas informações sobre as verbas transferidas para a IPSS que não foram totalmente esclarecidas em parte porque o Sr. Secretário da junta informou que os assuntos da IPSS são para ser tratados lá e não na Assembleia de Freguesia, por isso deixamos desde já o convite a todas as pessoas associadas a participarem nas Assembleias da IPSS para que realmente estas situações sejam esclarecidas.
Obviamente com tantas duvidas por esclarecer não tivemos opção, senão de votar contra esta aprovação de contas.
Em relação ás outras votações votamos ainda contra o novo regime de taxas a aplicar na freguesia pois ainda agravam mais a a situação financeira já débil das famílias
Com muito agrado votamos a favor da proposta “Nascer em Cunha” nesta proposta de apoio á natalidade que consideramos vantajosa para a nossa População, e também ao novo regimento da Assembleia de Freguesia.
Por não ter sido possível a nossa análise dada a tardia entrega da documentação optamos pela abstenção nos pontos do regulamento do inventário e cadastro do património da freguesia e regulamento do cemitério.
No final houve ainda tempo e oportunidade para lamentar o atraso nas obras do campo de futebol sugerindo á Junta de Freguesia que accione os contratos devidos e que proceda á atribuição de responsabilidades e penalizações a quem de direito. Neste âmbito queria acrescentar que parece ter sortido efeito pois já deparamos que o campo está a ficar com uma nova cor… Esperemos que seja para valer.
Solicitamos ainda maior vigilância e apoio a pessoas idosas da Freguesia que estão a passar por grandes dificuldades, acamadas e quase deixadas ao abandono.
Gostaria ainda e comungando de uma intervenção de um cidadão desta freguesia que os órgãos eleitos “democraticamente” para gerir os destinos da Freguesia devem tratar todas as pessoas de igual forma pois o” Orçamento é deles eles é que ganharam“ por isso têm a responsabilidade tratar as pessoas todas por igual.
Tendo a consciência que tudo faremos em prol de uma freguesia melhor, não abdicaremos dos nossos direitos e das nossas obrigações… assumidas aquando das eleições perante todas as pessoas que confiaram no nosso trabalho

Todos Por Cunha

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SEGURANÇA PARA TODOS…



Caros Cidadãos e Amigos;


Sou um convicto defensor de que “Falar é fácil, fazer melhor não está ao alcance de todos…”

Até percebo aqueles que na sua ingenuidade criticam os que cumprem a sua obrigação tendo como instrumento de trabalho o computador, surgindo expressões como “… Eles escrevem muito bem…”, “… Não preciso de riscos feitos no computador…”, e outros.

Mas Amigos não percebo como esses Srs. que se dizem práticos e eficientes não se apercebem que a sua própria Segurança, a Segurança de todos aqueles que aqui circulam, a Segurança dos Nossos Filhos poderá estar posta em causa.

Não estou a falar da qualidade e estado de conservação da generalidade das Ruas da Freguesia de Cunha.

Sim falo da intervenção em curso já lá vão largas semanas na rua das Eiras. É triste que os Nossos impostos não cheguem para resolver os Nossos problemas, e neste caso mais triste ainda quando nem capacidade para se impor uma sinalização mínima se revela nos responsáveis da Freguesia de Cunha.

Mas há mais. Passem pela rua das Quintães (mais uma vez não me refiro ao estado de conservação da via recentemente reparada) e verifiquem os vestígios de um buraco que apareceu na via pública. Dado o alerta, este foi prontamente aterrado. Acontece que voltou a aparecer e não vi até à data qualquer preocupação em perceber o que se passa no subsolo. Será que um dia um de nós vai lá parar dentro? Talvez esteja a exagerar…

Quer num caso quer no outro, não tenho dúvidas em afirmar que as condições mínimas de segurança não estão garantidas e em ambos os casos os responsáveis da autarquia revelam demasiada inércia na resolução de um problema que é de TODOS.

Bom Amigos, também há coisas boas, o parque de merendas está a andar em bom ritmo e temos aí a Páscoa.

A Todos desejo uma BOA PÁSCOA.

Com um grande Abraço da Grande Equipa
TODOS POR CUNHA