quarta-feira, 28 de abril de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DO DIA 20 DE ABRIL

Ocorreu no passado dia 20 mais uma Assembleia da nossa Freguesia, com uma ordem de trabalhos composta por vários pontos, foi no período antes da ordem de trabalhos que se gerou alguma agitação…
Neste período a Srª Presidente da Assembleia mostrou o desagrado por uma queixa efectuada contra ela junto do CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos), por não ter respondido aos membros eleitos do movimento Todos por Cunha. Realmente foi efectuada essa participação pois não foram enviados os respectivos documentos solicitados dentro dos prazos nem foram estes membros durante este período contactados para lhes explicarem o porquê dos atrasos. Nesta fase e com os membros da Junta especialmente nervosos foram utilizados por estes, termos pouco dignos de quem se encontra á frente de tão digna entidade. Foram utilizados termos como “espelhos em casa” “isto parece um circo” sendo necessária a intervenção da Sra Presidente da Assembleia várias vezes no sentido de acalmar o Executivo da Junta, chamando várias vezes á atenção destes que o pedido solicitado pelos membros do Movimento Todos Por Cunha foram efectuados legalmente e de pleno direito para a execução das tarefas para que foram eleitos.
Depois de passado este momento, passamos para o período da ordem do dia.
O primeiro ponto a análise e votação das contas de 2009. Neste período verificamos que o orçamento de 2009 teve uma execução na ordem dos 45%. Além de uma execução muito baixa verificamos ainda que haviam algumas rubricas do orçamento com taxas de execução muito próximo dos 100%. Podemos verificar este contraste por exemplo entre as verbas de apoio á cultura e desporto com uma execução aproximadamente de 50 % 2500 euros e as verbas aplicadas em brindes, decoração, com uma execução na ordem dos 100% (aproximadamente 5000 euros). Além desta situação foram também solicitadas mais algumas informações sobre as verbas transferidas para a IPSS que não foram totalmente esclarecidas em parte porque o Sr. Secretário da junta informou que os assuntos da IPSS são para ser tratados lá e não na Assembleia de Freguesia, por isso deixamos desde já o convite a todas as pessoas associadas a participarem nas Assembleias da IPSS para que realmente estas situações sejam esclarecidas.
Obviamente com tantas duvidas por esclarecer não tivemos opção, senão de votar contra esta aprovação de contas.
Em relação ás outras votações votamos ainda contra o novo regime de taxas a aplicar na freguesia pois ainda agravam mais a a situação financeira já débil das famílias
Com muito agrado votamos a favor da proposta “Nascer em Cunha” nesta proposta de apoio á natalidade que consideramos vantajosa para a nossa População, e também ao novo regimento da Assembleia de Freguesia.
Por não ter sido possível a nossa análise dada a tardia entrega da documentação optamos pela abstenção nos pontos do regulamento do inventário e cadastro do património da freguesia e regulamento do cemitério.
No final houve ainda tempo e oportunidade para lamentar o atraso nas obras do campo de futebol sugerindo á Junta de Freguesia que accione os contratos devidos e que proceda á atribuição de responsabilidades e penalizações a quem de direito. Neste âmbito queria acrescentar que parece ter sortido efeito pois já deparamos que o campo está a ficar com uma nova cor… Esperemos que seja para valer.
Solicitamos ainda maior vigilância e apoio a pessoas idosas da Freguesia que estão a passar por grandes dificuldades, acamadas e quase deixadas ao abandono.
Gostaria ainda e comungando de uma intervenção de um cidadão desta freguesia que os órgãos eleitos “democraticamente” para gerir os destinos da Freguesia devem tratar todas as pessoas de igual forma pois o” Orçamento é deles eles é que ganharam“ por isso têm a responsabilidade tratar as pessoas todas por igual.
Tendo a consciência que tudo faremos em prol de uma freguesia melhor, não abdicaremos dos nossos direitos e das nossas obrigações… assumidas aquando das eleições perante todas as pessoas que confiaram no nosso trabalho

Todos Por Cunha

63 comentários:

  1. De facto é vergonhoso a forma como os executivos da Junta de Freguesia ficam nervosos quando se fala ou se pede de contas. Porque será?
    Estes fora da lei tem que ser postos no seu sitio. O que espero da Lista Juntos Por Cunha é que ponham esses tipos nos seus devidos lugares e lembrar-lhes que o dinheiro da Junta é para o POVO de Cunha e não para eles e para os seus amigos.
    Há que insistir no pedido das contas e ir até à ultimas consequências. Eles são obrigados a dar TODAS as contas para consulta...

    ResponderEliminar
  2. boas tardes

    caros amigos , uma vez que voces estao ansiosos de chegar a presidencia da junta de freguesia e nao conseguiram ( NEM VÃO CONSEGUIR TÃO CEDO )podiam pois aproveitar a ausencia do presidente e porque não fazer um golpe de estado na freguesia .
    Por exemplo um trinta de Abril de 2010 , era um facto historico para a freguesia .
    Em relaçao ao passeio ( APOIAR O BRAGA A LEIRIA )
    nao é como alguem comentou neste blog .
    Mais informo que o autocarro foi pago pelos passageiros e o bilhete foi oferecido pelo S.C.braga .
    Mais digo eu , cada lugar custou 9 euros e chegamos a um acordo para pagar 10 euros para se dar uma gorjeta ao motorista .
    Lindo passeio ( Até lhe relato os acontecimentos ), saimos de Cunha e tomamos o pequeno almoço em Santa Maria da Feira , depois seguimos para a Bairada onde comemos um delicioso leitao , em seguida dirigimos-nos a Fatima , por fim seguimos para Leiria e assistimos ao encontro de futebol .
    Foi pena vossas exelencias não terem alugado um autocarro e fizessem o mesmo , isto porque estava la o apoiante da vossa candidatura ( Dr Ricardo Rio e sua comitiva ).
    Até ficou surpreendido por não os terem visto por la .
    Dai penso que estão esclarecidas as duvidas referentes ao passeio .
    por ai se vê o quanto voces dizem que gostam de Braga .
    Apoiantes da junta de freguesia 1- juntos por Cunha 0
    Foi tão bom que até foram pessoas que lhe batem palmas no passeio ........

    ResponderEliminar
  3. Ao Sr Anónimo do dia 29 - 16.05.
    Bonito relato sem duvida...Perante este comentário bastante interessante sem duvida penso que o Amigo deve estar um equivocado como que se denomina por DEMOCRACIA(Golpe de Estado). Autentico Golpe de estado foi o que realmente se passou nas eleições com pessoas da Lista do seu amigo a irem buscar pessoas para votarem,etc, etc para não falar das pressões dos empregos e outras coisas mais que faladas e sobre as quais não vale a pena falar novamente.
    Por isso quando falar em Golpe de Estado deve pensar duas vezes no que vai dizer. Quanto ao Passeio com itinerário realmente bastante interessante e com um bom pitéu servido ao almoço por muito que se tentem explicar isso não têm muita importância... são assuntos colaterais mas para o Amigo que pelos vistos gosta muito destas coisas e se calhar das inaugurações e inauguração da inauguração da metade do moinho... etc etc, também se devia preocupar com muitas coisas com o bem estar ds pessoas e lembrar-se que a vida não se faz só de passeios. Mas a verdade é que cada um têm os seus objectivos. Você e o seu executivo da Junta deviam lembra-se que a junta não é só de uma pessoa e não se trata de um jogo... Porque se de um jogo se trata-se e com um árbitro a sério... a coisa concerteza ia piorar bastante como apoiante deste movimento de um modo independente penso que deveria haver mais respeito por estas pessoas que simplesmente por direito que lhe foi concedido pela população de Cunha querem tornar a Freguesia melhor.
    A prepotência o Autoritarismo, saõ valores que devem ser portos de lado.Quanto a gostar de BRAGA meu o amigo e se clhar corro o risco de estar enganado mas se não for o caso posso dizer que 75 % do autocarro só foram ver o Braga porque os bilhetes eram oferecidos e se calhar no fundo foram torcer para que o Braga perde-se... por isso tb acho que fica mal por em causa o Braguismo das pessoas. Por isso e aproveitando que este domingo tb é Grátis a Entrada lanço um desafio ao sr Presidente que coloque mais um autocarro para levar pessoas a ver o Braga... Claro que muitas das pessoas já não irão pois o Clube deles vai jogar á mesma hora e ... Como o meu Clube não vai jogar á mesma hora e já não luta por nada... possivelmente até aceitaria o convite para ir apoiar o Braga (Infelizmente já não iria ao Leitão mas...). Ao amigo e porque respeito as ideias diferentes das pessoas caso o tenha ofendido foi sem intenção...é simplesmente o meu pontoo de vista.

    Referente á Assembleia penso realmente se passou tudo como está no comentário e gostava que o executivo em vez de estar sempre atirar pedras ás pessoas conversassem com a oposição para que fossem esclarecidas algumas questões e tivessem tb em atenção algumas propostas deles que penso serem tb positivas para a Freguesia. a Srª Presidente da Assembleia têm neste caso um papel preponderante pois o facto de ter sido eleita pela lista do Presidente da Junta não implica que tenha de votar sempre a favor das propostas da Junta nem sempre contra as propostas da oposição.
    Gostaria tb desde já e para terminar o meu comentário de realçar a actuação da Srª Presidente da Assembleia durante a referida Assembleia (apesar do inicio... meio atribulado) ter conduzido os trabalhos como conduziu tentando sempre que a ordem fosse mantida e dando a palavra aos elementos do Movimento Juntos por Cunha para defenderem as suas ideias e colocarem as suas questões apesar da constante pressão por parte dos elementos da Junta.
    Como já não escrevia aqui á alguma tempo... Estiquei-me um pouquinho. Cumprimentos a Todas pessoas do Movimento Juntos por Cunha e como disse o amigo acima aos apoiantes da Junta de Freguesia.

    ResponderEliminar
  4. Ó amigo, o sr. anda a desperdiçar tempo e dinheiro.
    Olhe que agora poderia aproveitar para comer o seu leitaozinho em Cunha.
    Então não é que tem um Parque de Merendas que é um mimo? (Onde é que eu já ouvi isto?)
    É que quem se desloca a esta freguesia e, por acaso (ou sem acaso)passa no Parque de Merendas da aldeia apercebe-se de que aquilo está muito bonito.
    Na realidade tem tudo o que é necessário, excepto uma pequena coisita.
    Tem um bonito muro revestido de pedra.
    Tem umas belas árvores que dão sombra em dias solarengos e abrigam as aves que nos encantam com os seus gorjeios.
    Tem uns degraus adequados que o atrevessam e que permitem que se desça e suba, apesar de algum esforço (o exercício físico nunca fez mal a ninguém.)
    Tem uma verdura envolvente que o engrandece em beleza.
    Tem água corrente muito perto que lhe dá uma óptima sensação de frescura.
    Tem o moinho um pouco ao lado que é a cereja em cima do bolo para um ainda maior embelezamento paisagístico da área envolvente.
    Tem o sossego necessário a quem quer, depois de uma boa merenda, tirar uma igualmente boa soneca.
    Tem tudo realmente, ou praticamente tudo.
    Porém aquilo é tão íngreme que se duvida que alguém, sem prejuízo de arriscar um deslizamento por ali abaixo, tenha a coragem de arriscar ali uma merenda.
    Mas imagine-se que o amigo estende uma manta, para o piquenique ser tradicional, tira os bolinhas, os rissóis, o coelho estufado, uma boa pinga, e também o seu leitaozinho, enfim, os acepipes necessários a uma boa merenda e os coloca em cima da manta. Se o amigo se sentar na extremidade superior da manta tem de esperar que os seus amigos subam às árvores para se encontrarem ao mesmo nível do senhor, pois se simplesmente se sentarem na extremidade inferior, ficam num plano tão abaixo que correm o risco de levar com a bola de queijo na fronha, enquanto pedem o pedaço do leitaozinho.
    Na verdade, este parque tem tudo, menos o local apropriado para a merenda.
    Mas não há nada como arriscar amigo, e fica-lhe mais barata a brincadeira.
    Provavelmente ainda não terá de pagar a gorjeta.

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos olhe voçe tem razão e até parece que adivinha em relação a merendola no parque das merendas e na metade do moinho isto porque brevemente se irá realizar uma bela merenda, e concerteza irá constar na ementa os belos bolinhos, rissois e também o indespensável leitão acompanhado também por um delicioso vinho.
    Temos que tirar proveito da obra que voçês tanto criticam,porque da maneira que isto vai um dia quando voçês estiverem no poder certamente vão mandar demolir o mesmo parque.
    Mas como voçês nunca lá vão chegar, podemos estar descançados, e poderemos organizar muitas merendas e aproveitar aquelas belas sombras deitados na relva a ver o moinho a funcionar. Em relação a outra metade do moinho (pelos vistos tem dono dizem voçês podemos pagar o aluguer do espaço, também pagamos o autocarro para dar o passeio).

    ResponderEliminar
  6. Quem foi o jovem que foi buscar o idosos a casa para votar no dia 11 de Outubro, com a promessa de os apoiar nas dificuldades naturais da idade, doença, financeiras,.... e agora fazem de conta que não existem, a passar fome, sem condições minimas para viver, já não recebem visitas do presidente, nem os encaminha para os serviços sociais da segurança social.
    È a junta que temos?!...
    Parabéns á junta e aos taxistas.

    ResponderEliminar
  7. Alguém tem reparado nas assembleia de freguesia em que o pessoal da lista do PS, que pertence á assembleia, só a presidente é que fala e o secretário para ler a acta, os restantes entram mudos e saem calados, os verdadeiros paus mandados, pelo menos ergam o braço para votarem sim, porque nunca vi aprovarem sem que se manifestasse a sua intenção ( já sei têm vergonha), e depois dizem “eu não votei nem sim nem não, viram alguma coisa”.
    Eu estava a descansar ao fim de um dia de trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Esse sujeito anónimo que se farta de afirmar que a Lista Juntos Por Cunha nunca irá chegar ao poder deve andar completamente cego. Se as eleições fossem hoje voçês teriam alguma deficuldade de meter pelo menos um elemento na assembleia.
    É mesmo o espelho desta junta, não consegue ver a realidade da freguesia, claro que de casa para o edificio familiar (feito à custa do dinheiro de todos) e do edificio familiar para casa não pode de facto ver o estado miserável da freguesia, o estado miserável em que as pessoas vivem, excepto as amigas do presidente essas não tem qualquer dificuldade pois esse senhor tira aos necessitados para ele e para dar o resto aos amigos...
    Tenham vergonha, caiam na realidade, olhem para o governo da vossa côr de tantas asneiras que fez que até o socrates 'baixou as calcinhas' à oposição!!!
    Que triste partido nós temos neste país...
    Afinal o país precisa de facto de quem saiba governar, isto encaixa que nem uma luva na nossa freguesia... Ao menos ponham os olhos no governo da vossa côr, não conseguem fazer pedem ajuda à oposição, de igual modo voçês não conseguem controlar as contas, pelo menos é o que mostram nas assembleias, peçam ajuda à Lista Juntos Por Cunha que não vos será negada e tem peesoas com excelentes conhecimentos para ajudar...
    Deixem o vosso orgulho de lado!!!
    Força Juntos Por Cunha!!!

    ResponderEliminar
  9. boa noite,

    li o vosso resumo do que foi mais uma assembleia de junta. Mas uma vez lamento que algumas pessoas ainda não se tenham confirmado com o bom que é ter uma oposição consciente das suas obrigações. Porém lamento o facto de não ter pedido mais explicações quanto às verbas transferidas para a IPSS pois não é ela que tem de justificar essa transferência mas sim quem a faz. Se a Junta me dá dinheiro eu não tenho que justificar nada mas sim a junta perante os seus eleitores.... mas uma vez foram apanhados, não estiveram atentos.... espero que continuem o vosso bom trabalho mas para a próxima estejam mais atentos... confiamos no vosso trabalho..
    até à próxima

    MF

    ResponderEliminar
  10. Entao amigo pq k não aceitas todos os comentarios,mais uma vez só aceitas os k t convem,,,,,

    ResponderEliminar
  11. Alguém que está atento !7 de maio de 2010 às 16:07

    É muito fácil ter um blogue e aceitar só o que lhe convém . A isto chama-se cobardia meu caro «FARIA» . Bonito é aceitar todo o tipo de comentarias ( menos aqueles que ofendem a moral e o bom nome de pessoas ), só desta forma é que pode existir uma discussão e critica construtiva .

    Agradeço que publique este comentário .

    ResponderEliminar
  12. Para o nosso parque de merendas será aconselhado que seja minimamente sinalizado para que o lazer não passe tragédia, aconselha a seguinte sinalização nas entradas do recinto:
    - Não aconselhado a idosos
    -Não aconselhado ás crianças com idade inferior a 6 anos
    -Não aconselhado a quem ingerir bebidas alcoólicas
    -Proibido a pessoas com deficiência motora
    - Em caso de emergência ligue 112 (dirija-se á cabine colocada neste recinto)
    - Pavimento com inclinação acentuada, saída de emergência para o ribeiro.
    Para todos uma boa merenda.

    ResponderEliminar
  13. Caro senhor do dia 29 de Abril das 23:31, o senhor responda faz muito bem, mas tenha cuidado com os adjectivos porque fronha tem a sua tia.

    ResponderEliminar
  14. Ao Atento de 7 de Abril 16:07, deve andar é a dormir ou a ver só o que lhe interessa... Foi graças a este movimento que em Cunha se consegue ter uma discussão e crítica construtiva... Triste é o que se vive actualmente porque certas acham que são donas de tudo e todos e podem abusar dos seus direitos e não gostam de ser chamadas à atenção... Falta de cultura é o que certas pessoas tem, prova disso são certos comentários da "primeira dama", ditos em público...: "levaram os filhos e os pais levam a seguir...!!". Esta senhora está a precisar de umas sessões num psiquiatra...ou umas aulas de civismo e educação... Afinal, quem é que anda a ser cobarde e malcriado ???

    ResponderEliminar
  15. Ó caro senhor da fronha, quem faz um piquenique, às vezes, leva a fronha (almofada, travesseiro, ...) para a soneca depois do comer.
    O senhor ofendeu-se sem razão, pois se estivesse apoiado na fronha (almofada, travesseiro, ...)podia muito bem levar com a bola de queijo na dita fronha (almofada, travesseiro, ...).
    Ou então estava a ler o comentário enquanto olhava para o espelho.
    Não seja tota.
    Mas agora não vá dizer que a minha tia também tem dinheiro no banco...
    É que nem tias tenho.
    Ah! já agora, fronha não é um adjectivo. É um substantivo.
    Consulte.

    ResponderEliminar
  16. ficou assim tao ofendido com a palavra fronha ou só nao gosta é de queijo, gg

    ResponderEliminar
  17. Desculpem mas o comentários neste blog andam muito atrasdos. Ou serão as pessoas. Mais rapidez na sua publicação, se não perdem-se a troca de ideias no tempo, no espaço, na net....
    Se for possível. Obrigado.

    ResponderEliminar
  18. so treta.....
    vao mas é trabalhar....
    acabem com estas merdas.
    parabens ao PS q ganhou.... juntos por Cunha, cabeça bem levantada... perderam uma batalha mas não perderam a guerra.
    e já agora.... parabens ao S.C.Braga, ahahahah... BENFICA............

    ResponderEliminar
  19. eu so queia mandar um abraço para o meu tio, que foi para Angola.....
    assinado: Pedrito de Portugal e mais longe

    ResponderEliminar
  20. Ao Amigo Gomes e a "alguém que está atento !" gostava de clarificar algumas coisas:

    1º Este espaço foi criado por um grupo de pessoas dinâmicas, aguerridas, com vontade de dar algo à Freguesia apenas a troco do bem estar das Pessoas que nela habitam;

    2º É sem dúvida um movimento que tive a felicidade de liderar, um movimento que não ganhou nada mas acima de tudo um movimento que já fez história, pela sua juventude, pela sua dinâmica pela sua frontalidade. Com este grupo que sinto cada vez mais forte, com esta dinâmica que não pára de crescer estarei sempre de braços abertos para o que der e vier;

    3º Efectivamente nem todos conseguiram perceber a importância deste movimento, nem todos conseguiram aceitar o direito da diferênça, o direito de opinião;

    4º Não consigo perceber, ou melhor, todos nós podemos imaginar o porquê de tamanha raiva, o porquê de tamanha vingança. E eu olho à minha volta e vejo tantos telhados de vidro...

    Voltando ao Amigo Gomes e a "alguém que está atento !" gostaria de esclarecer que seguindo os objectivos do ponto 1 eu também só vejo aquilo que o/a Grande AMIGO/A deixa que se veja, nós temos as funções distribuídas e trabalhamos em equipa (estamos no século XXI). Desde já envio os parabéns ao/à gestor/a deste espaço.

    Se reflectir bem sobre o ponto 2, por muito que lhe doa, vai concluir que Cunha já Ganhou muito com este movimento e garanto que vai continuar a Ganhar. Veja só como exemplo o que certas pessoas aprenderam sobre o substantivo "fronha".

    Leia atentamente o ponto 3 e reflita sobre o comportamento dos seus líderes... Sim se ainda não sabe vai saber um dia aquilo que certas pessoas são capazes de fazer em prol dos seus cidadãos...

    Sim mas a sua questão certamente está no ponto 4. Pois bem, não conte connosco para jogos cobardes não conte connosco para outro tipo de jogos. Desde o jogo de Damas passando pelo Golfe ou outros que o Amigo aprecie peço que procure outro local, não será através deste espaço que o Amigo voltará a espalhar panfletos pela Freguesia.

    Para concluir gostava de apelar a TODOS aqueles que querem algo de BOM para a Freguesia de Cunha e para os seus Habitantes, que deixem de pensar que não podem fazer nada. TODOS nós podemos fazer um pouco e muitos bocadinhos JUNTOS farão certamente um grande tributo. Não tenham receio muito menos medo expressem as vossas opiniões particularmente aquelas que julgam válidas, defendam os Vossos ideais que nós tudo faremos para defender os ideais de TODOS.

    Um grande Abraço

    António Faria

    ResponderEliminar
  21. Em Cunha está provado, que existe pessoas de 1º e pessoas de 2º.
    Temos um presidente de junta, que de sério não tem nada.
    Senão vejamos como é que uns fasem casa de raiz à margem da lei, e não se passa nada e outros dão uma cavadela na tera e teem logo um fiscal pelas costas.
    Aqui vemos o tipo de gente com quem nos deparamos, e quanto falsos são para com a população da freguesia.
    Agora digam será que não deveremos ter uma imagem negativista desta pessoa?!!!
    Claro que temos.
    è como dis o ditado se o povo fala é porque foi, será ou irá acontecer.
    Mais uma prova das politicas corruptas desta pessoa.
    O maior cego é aquele que não quer ver.
    Igaldade para todos.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde caros amigos, certamente voçês já se aperceberam que está a chegar a grande FESTA DO MOINHO, já falta pouco tempo. Este ano é que vai ser. Voçês já que têem tantas ideias boas, como dizem não querem dar uma ajudinha para a elaboração do programa, certamente a festa iria ser melhor.poder se ia fazer o teste à inclinação do parque das merendas, uma vez tem muitas pessoas, é o melhor dia digo eu, aí voçês podem fazer o relatório mais ao promenor e com factos reais.Em relação ao ribeiro podem estar tranquilos porque, já está alugado um barco, para qualquer queda ao ribeiro (esperemos que tal não aconteça).Se o terreno não estiver como voçês querem, é favor dizer para que se possa reparar qualquer coisa. Já que é um assunto que voçês tanto criticam.Queremos que voçês se sintam bem na festa.

    ResponderEliminar
  23. Em resposta aos Senhores "sempre atento" e ao "Sr. Gomes" gostaria desde já como um dos moderadores deste espaço agradecer a vossa presença no nosso Blog. Quanto aos critérios de moderação eles são da responsabilidade dos elementos deste fantástico grupo por isso agradecia que em vez de estar sempre a bater no mesmo apresentem aqui ideias e comentários construtivos e que tragam algo de novo como é o objectivo deste Blog.
    Foram sensurados realmente alguns comentários com afirmações de muito baixo nível contra pessoas deste grupo(pelo vosso incómodo penso que devem ter sido os autores de alguns deles) mas muitos e muitos outros com muitas acusações e afirmações sobre as pessoas que os senhores apoiam foram também sensuradas. E algumas delas com muito de verdade meu amigo.
    Por isso agradeço a vossa participação neste espaço de LIBERDADE mas escusam de estar sempre a bater nos moderadores... pois não vai adiantar nada pois eles são muito calmos e não cedem a pressões.
    Esperamos pelos vossos comentários e pelas vossas ideias...
    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
  24. Sinseramente nunca entendi qual o simbolismo da festa do tal moinho, porque existem muitas pessoas que se interrogam quanto ao valor que depositam naquilo. Se for um valor historico acho que estamos e enterar o nosso dinheiro ali quando temos muito patrimonio en cunha para recuperar, e dele nada se fala com muito mais valor como é exemplo os achados arqueologicos do pego. Ou será uma forma de efectuar um convivio de algumas pessoas em que o objectivo como tenho assistido ao longo destes ultimos anos de se alccoalizarem em público, se assim for acho que faz mais sentido, tambem já me interroguei se será mais uma forma se proclamar perante as pessoas quendo se tem baixa estima social conforme temos assistido porque ai quando o tacho sabe a pato, lá surgem amigos e inimigos. Sentido relegioso não é decertesa senão se assistiam a certos excessos verbais, e de festas está o povo cheio porque estão cansados de serem os bobos da corte trabalhando para as mesmas como escravos e os outro é que ficam com os louros, ai já reparei que as pessoas já não vão em tretas. Mas voltando ao ponto inicial acho que se domina mais por um convivio arrugante de certos idialismos fora de epoca, só é pena esses edialismos serem muitas vezes pasados para as pessoas como um mau perder, exemplo disso foi a triste figura que a cidade de Braga deixou perante o pais no final do campeonato de futebol, masi ai existe um paradoxo quendo aqui em Cunha se repodia o desporto rei pelo presidente de junta na cidade é levado ao extremo, pois meus amigos não se auto elogieem porque a soberba é um dos sete pecados mortais, e o juiso final esperavos.

    ResponderEliminar
  25. Pois é, como tem sido habitual nestes últimos anos, aproxima-se mais uma data da tradicional comemomaração do moinho.
    Talvez, como quer um frequentador deste espaço, uma sugestão não faça mal a ninguém.
    Há quem diga por aí que é uma feira de vaidades, que se gasta muito dinheiro mal gasto, que a festa é só para os de fora, que muitos se aproveitam da festa só para tirar a barriga de misérias, que o fogo é melhor do que o da Srª do Carmo, que só falta pôr o santo no pedestal e outras lérias que não vêm ao caso.
    Que se faça a festa, está muito bem feita. Que se deite fogo, está muito bem deitado. Que se convidem vizinhos e amigos, estão muito bem convidados.
    E para dar uma ajudinha para o programa da festa, apenas há um reparo a fazer. É que de ano para ano dever-se-ia inovar e pôr sempre qualquer coisa nova. Caso contrário, daqui a pouco já não há de que falar. Olhe nem que seja pôr dois catraios a fazer o pino em cima do palco. Já seria uma inovação.
    Ah! e na semana anterior à festa, poder-se-ia treinar os miúdos e há bons espaços para isso cá na aldeia. Por exemplo o rinque que por agora vai tendo pouca actividade.
    E se os rapazes não quiserem fazer o pino a bem, nada que duas boas chapadas não resolva.

    ResponderEliminar
  26. oh Pedrito de Portugal com muito gosto recebo o teu abraço, um grande abraço cheio de saudades deste teu tio, manda um beijão á zica da tifa, diz-lhe que lhe vou enviar um garrafão de vinho.

    Assinado; Tio do Pedrito de Portugal e mais longe.

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde, em relação aos simbolismos da freguesia existem vários é verdade.Mas voçês não podem criticar, porque também distruiram alguns, como por exemplo o FUTEBOL já sei qual vai ser a resposta a isto, mas não se esqueçam que foram longe de mais com esse projecto, a freguesia não consegue sustentar tal coisa quer queiramos quer não.Alguém tinha que pensar nisso, não é só pedir dinheiro a junta de freguesia. Olhem para as freguesias vizinhas e analisem como é que estão as coisas.SÃO Freguesias com mais poder económico e tem menos que Cunha.Em relação ao campo de futebol sabem bem porque está assim, o estado da nação assim o diz.Não venham culpar ninguém porque o partido do governo ganhou em Cunha, como é, agora ninguém votou nele.
    Eu vi numa festa do PS em Cunha no ano passado, pessoas do movimento Juntos por Cunha a aplaudir um candidato a deputado do mesmo partido, pessoas essas que agóra estão revoltadas com tal situação do CATEL.
    AO senhor que diz que a festa do moinho só serve para as pessoas se alcoolizarem, não é bem assim.Ou essa pessoa também vai a festa ou então alguém infiltrado que está na mesma festa no dia seguinte, ou no próprio dia faz o relatório.

    ResponderEliminar
  28. caro amigo, 18 maio 11.23
    está muito enganado, o despoto rei tem um valor enorme e reconhecido pela nossa junta, como por exemplo, levantamento de copos, competição de comer.... e muito mais, apareça na festa do moinho e vai ver como muda de ideis.
    futebol desporto rei, é pa rir, isso é so para quem não sabe beber até cair e comer até rebentar... este é o lema da nossa junta.
    desporto.... nada

    ResponderEliminar
  29. O ZORRO VOLTA A ATACAR
    amigos de cunha é com grande agrado que vos escrevo eu comprovo o que a 1ª dama disse no adro da igreja porque ouvi levaram os filhos e agora levam os pais, á dias estava a tirar umas duvidas com um jovem sobre o computador e a primeira dama como não quer a coisa veio ouvir a conversa e começou a cantar, a desafinação era tanta que nós para não nos rimos fomos embora pois temos mais vergonha que ela, quanto ao moinho deixem a mo moer que a verdade vai vir ao décima e verão de onde é gasto o dinheiro se é dos contribuintes ou o presidente paga tudo do bolso o que eu não acredito nós contribuintes é que pagamos tudo, e em cunha á mais aonde gastar dinheiro, as estradas precisam de obras a freguesia precisa de obras em muitas infraestruturas, em breve darei mais noticias e serão bem quentes.
    ZORRO

    ResponderEliminar
  30. Boa tarde,
    De facto a 1ª dama de Cunha tem tido um comportamento simplesmente deplorável.
    Há um ditado muito conhecido que diz:
    "Por de trás de um grande Homem está uma grande Mulher".
    Ora este ditado aplica-se na perfeição ao presidente de Cunha e à sua 1ª dama.
    Assim se compreende o tipo de presidente que temos, teve azar, faltou-lhe ao longo da vida uma GRANDE mulher para que realmente ele fosse um GRANDE Homem...
    A unica atitude sensata que este presidente poderia tomar era 'tirar' esta senhora, se é que assim se pode chamar, das ruas de Cunha. Limpar o ambiente...
    Nunca vi uma pessoa a procurar tanta intriga na freguesia como a 1ª dama. De facto este tipo de pessoas tem de fazer alguma coisa para passar o tempo mas poderiam usar esse tempo para fazer o bem à sociedade e não o contrário.
    Dá até para desconfiar da sua sanidade mental, pensa que a freguesia lhe pertence, enfim à que lhe dar um desconto...

    Força Juntos Por Cunha... Estou com vocês!!!

    ResponderEliminar
  31. Mais uma coisa,
    Solicito aos Juntos Por Cunha que exijam as contas detalhadas de todo o dinheiro que foi e está a ser gasto no parque das merendas.
    Como sabem foi anunciado cerca de 160 MIL EUROS, temos de saber onde foram gastos, seria no parque das merendas? Estarão lá 'enterrados'?
    Vocês tem que ir até às ultimas consequências nem que seja necessário pedir uma auditoria às contas da Junta de Freguesia.
    A 'mama' tem de acabar. TODA a população de Cunha TEM O DIREITO de saber como é que está a ser aplicado o dinheiro que NOS pertence.
    Vocês devem isso às 174 pessoas que são RESIDENTES DE CUNHA e votaram em vocês, confiam em vocês...
    Quem não tem nada a esconder nada deve temer!!!
    Espero ter noticias sobre este assunto brevemente!!!

    Já agora sugeria que este blog fosse mais interactivo, aue os comentários fossem publicados o mais rápido possivel, que houvesse mais artigos publicados, pelo menos um por semana. Infelizmente há matéria suficiente para o fazer...

    Força Juntos Por Cunha!!!

    ResponderEliminar
  32. Boa tarde a todos, quero começar dizendo que uma oposição realista, dinâmica em ideias, cooperante fazia falta em Cunha,não pela actuação do Presidente da Junta mas sim porque qualquer freguesia deve ter uma oposição à sua junta.
    Mas penso que a oposição da lista todos por Cunha nada tem haver com este tipo de oposição, senão vejamos:
    1- Inicialmente apresentou como lema a onda da mudança, inicialmente fiquei estupfacto com uma candidatura do Eng. António Faria membro da antiga junta de freguesia ainda por cima com um conjunto de elementos recentes na freguesia que trataram logo de tentar conhecer ou inventar problemas na freguesia e desta forma terem matéria para a candidatura.

    2- Posteriormente e perante os factos fiquei expectante esperando do Eng. António Faria um programa em muito diferente pois se saiu da lista do PS foi porque queria a tal mudança.

    3- Depois a desilusão, uma oposição centrada na critica, no ataque pessoal e quanto às ideias a realçar o campo de golfe (seria feito por topeiras :)) pois o resto em muito idêntico à da lista do PS.

    4- Perdendo as eleições com naturalidade, pois o povo de Cunha não dorme pois entre apostar num homem que não nos tem deixado mal e votar em alguém sem projectos novos de futuro, sem credibilidade e sem tempo para Cunha. O povo de Cunha foi soberano.

    5- Actualmente vemos uma oposição frustrada que apoia-se no Blog não para mostrar novos projectos/ideias para Cunha mas sim para fazer ataques pessoais ridiculos e para criticar buraco ali e acolá.

    6- Meus senhores acho que deverão apresentar ideias novas para Cunha e discuti-las em assembleia ou será que não têm tanta imaginação para ideia como para a critica, sem dúvida que é mais fácil criticar do que fazer.

    Um bem haja!

    ResponderEliminar
  33. Ora finalmente alguém dá uma injecção de boas maneiras a esta gente. um bem aja para o anónimo das (24 de Maio de 2010 22:13 ) eu nunca vi disto. nunca vi aqui uma ideia um projecto nada de nada. tenho certeza que daqui a 3 anos vocês serão massacrados ainda mais !

    ResponderEliminar
  34. ao anónimo de 24 de Maio 22:13: que espanto ao ler o seu comentário !!! o sr ou sra deve ser dos que também come da panelinha do presidente pq senão não falaria assim. quando fala no ponto 1 dos novos residentes de Cunha que "trataram logo de tentar conhecer ou inventar problemas na freguesia e desta forma terem matéria para a candidatura", não acha que já conheceriam melhor do que muitos que cá vivem há mais tempo a situação da freguesia, sendo que se habituaram a baixar a cabeça e a aceitar tudo sem questionar ??
    pontso 2 e 3: o programa do Eng. António Faria foi apresentado em primeiro lugar. Visto o do PS ser uma cópia em vários pontos, das duas uma ou é mediocre e então a realidade da freguesia é mediocre ou então não entendo. Aceita um programa mediocre da junta achando-o bom mas da oposição, já não vale nada ????
    ponto 4 :´perder as eléições - como não ?? fazendo batota qualquer um ganha !!! até à cama foram buscar acamados para os obrigar a votar, pessoas que não vivem em Cunha há tanto tempo virem a Cunha votar, por alma de quem ??? até de Andorra vieram de propósito !!! quem pagou ??? mais uma verba...
    ponto 5 : oposição frustrada nunca !! o que lhe doi com certeza é que agora a junta tem que justificar tudo o que fez e quer fazer !! já não se pode gozar do dinheiro dos contribuintes para festanças !!! está a chegar a festa do moinho e vamos todos ver quem paga !!! Até que enfim a oposição chegou a Cunha !! A um preço muito elevado, pelas vinganças do nosso presidente mas a verdade acima de tudo e veremos se não vai haver justiça !!
    Bem haja Todos por Cunha !! Estamos convosco !!

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde,
    Ao Anónimo de 24 de Maio 22:13, O senhor está concerteza a 'leste do paraíso', não deve estar minimamente informado do que se tem passado na freguesia, do desespero em que está o tal "homem que não nos tem deixado mal", como diz, as intrigas diárias que a 1ª dama provoca, as denuncias constantes de alguns habitantes por parte do presidente e em oposição outros a fazerem obras à margem da Lei, enfim, ...
    Mas vamos ao que interessa.
    O senhor diz que não existe ideias da oposição, pois anda completamente enganado, lembre-se que as ideias para ser debatidas TEM de haver abertura por parte do actual executivo, pelos vistos nem à assembleia tem ido senão veria o comportamento vergonhoso de TODOS os elementos pertencentes à junta, a ditadura dura e crua desta junta, a falta de abertura da junta para ouvir novas ideias. Assim sendo como é que pode afirmar que a oposição não tem ideias se não as consegue debater no sitio próprio (Assembleia)?
    Se conseguir mostre algum momento ou situação de abertura por parte da Junta?
    Quanto ao programa da oposição lembro-lhe que o PRIMEIRO programa a ser divulgado foi precisamente o da oposição, ou seja se os programas são parecidos então o da junta foi feito com base no da oposição e nunca o contrário...
    Em relação ao mini golfe, pois muito bem, e o parque das merendas? Será para quem? Só se fôr de facto para as topeiras, que uma pessoa com o minimo de juizo nunca levará os seua filhos para um sitio como aquele, completamente impróprio para merendar depois de ser gasto 160.000,00€???? (gostava de saber como).
    Agora o Blog, sim este meio extraordinário de expressão de IDEIAS exemplo que a junta deveria seguir para ouvir os seus habitantes, as criticas, as sugestões,... Mas como a junta não houve ninguém e muito menos criticas, para quê um Blog?
    Enfim, ainda há gente com alguma 'lata' e que não tendo onde expressar as suas criticas vem para o espaço da oposição, é curioso, afinal a oposição veio de facto mudar muita coisa em Cunha, ao menos a junta já tem a ideia do que é um Blog embora não saiba bem o que é...
    Tenha vergonha, sabe uma coisa mais cego é aquele que teima em não querer ver.

    ResponderEliminar
  36. ao anonimo de 24 de maio 22:13, tenho a dizer:
    o seu começo é muito infeliz pois o presidente da junta podia ter saído em grande se não se tivesse candidatado novamente. Está a borrar a tinta toda e a mostrar aquilo que fez às escondidas do povo de Cunha: comzainas, subornos, acusas, mentiras, dissimulações ... e muito mais haveria a dizer. Ele é que se afundou sozinho...
    Mas vendo ponto a ponto os seus comentários tenho a dizer: bendita hora em que chegou a oposição pois veio mostrar aquilo que estava bem escondido e mostrar que se as pessoas estão tão agarradas ao poder é pq a mama é boa e o dinheiro dos contribuintes deve ser gasto correctamente e não em passeios e comezainas. Quando diz " com um conjunto de elementos recentes na freguesia que trataram logo de tentar conhecer ou inventar problemas na freguesia e desta forma terem matéria para a candidatura", refere-se a pessoas idóneas que têm um olhas limpo sobre a freguesia e vêm exactamente aquilo que os outros não querem ver.
    Sobre o ponto 2: o programa até me faz rir. "Ora o programa do Ps é bom !! mas o dos Todos por Cunha não presta !!" é o que entendo que diz. Mas, diga-me uma coisa: que eu saiba o programa de Todos por cunha saiu primeiro e o do PS em grande parte é uma cópia. Então presta ou não presta ??? sejamos correctos !!!
    Pois é, no ponto 3 vê-se a sua falta de cultura, de como se pode fazer muito pelas crianças e pelo desporto com pouco.!! ponto 4: como se perde com naturalidade em Cunha: fazendo batota !! incluindo pessoas que já não vivem em cunha há anos para votar, tirando os velhinhos e enfermos das suas camas para votar, indo buscar pessoas ao estrangeiro para votar... quem pagou ?? o dinheiro não cai do céu e há muitas contas para esclarecer...!!! como não ganhar !!!Mas está enganado pois ganhamos 174 votos de pessoas RESIDENTES em Cunha que abriram os olhos e estão cansadas desta sujeira toda !!!
    ponto 5: frustrada so está a junta que vai ter que mostrar trabalho e justificar para onde vai o dinheiro. Em ano de crise o orçamento tem uma verba enorme para passeios, lembranças, e outras baboseiras só para atirar areia à cara das pessoas. Não tem como prioridade a educação nem a cultura e o desporto. Estão a fazer tudo para fechar a escola de cunha !!! Antes destas eleições não se encontrava facilmente buracos em cunha. A oposição está a baralhar de tal maneira o presidente que ele já nem vê nada à frente !! quem sabe se um dia destes não cai num desses buracos que teima em não arranjar!!
    Finalmente ponto 6: Quem tem que trabalhar é a junta antes de mais e a oposição tem o dever de exigir que tudo seja bem feito e de acordo com a lei, não de inspiração para quem tem essa obrigação !!!
    Acorde que ainda vai a tempo !!!

    ResponderEliminar
  37. Boa noite a todos os leitores deste Blog.Gostaria de fazer um reparo, especialmente ao gestor deste Blog, que respeite as pessoas, mais propriamente que analise bem os comentários de certas pessoas antes de estes virem a público.Isto é aparecem certos comentários que são muito desagradaveis, como por exemplo o que se refere á primeira dama,comparar o presidente a penedos e etc. Se é isso que voçês querem parece-me que foge um pouco ao lema dos vossos principios apresentados na vossa campanha, uma vez que voçês são defensores de Seriedade, honestidade,transparência da educação e etc.
    Não me parece que pessoas que defendem tais coisas,tenham este comportamento.Deveriam ter mais cuidado com tais comentários porque voçês tem muitas pessoas do vosso grupo que tem telhados de vidro, certamente não querem que apareçam neste espaço certamente. É pena que só o que lhes interessa é que aparece aqui, porque também é fácil atirar pedras para esses telhados, que têm um vidro com pouca espessura.
    Escrevam coisas com interesse,criticas construtivas, apresentem as vossas ideias para
    que as pessoas olhem para voçês com outros olhos.

    ResponderEliminar
  38. Ao amigo do dia 24 de maio das 21:10 saiba o amigo que o nosso programa eleitoral era e é muito bom para cunha pensamos em todos num modo mais especial nos mais pobres e nos que precisam demais ajuda por parte de diversas instituições de solidariedade social e estamos atentos ao que vai acontecendo em cunha; mas saiba o amigo que se tem estado nas assembleias de freguesia ouviu o presidente dizer que o programa que se vai levar a avante era o dele e não o nosso e que não estava aberto a propostas vindas da nossa parte ora aí está,com este tipo de politica não dá para fazer nada mas acredite que vamos ser persistentes denunciadores e que combateremos com todo o tipo de armas pois não vamos baixar os braços mas não vamos descer ao nível deles,e mais lhe digo amigo este blog já fez muitos milagres ao para cunha vasta estar atento estradas buracos que estavam abertos 1 mês ou mais mal denunciávamos 1 ou 2 dias depois já estavam arranjados bermas de estrada por limpar mais uma vez a denuncia a limpeza começava as bermas eram limpas no campo de futebol igual, pois olhe amigo estamos prontos para arregaçar as mangas e trabalharmos juntos, o grupo juntos por cunha para todos de cunha sem olharmos a quem tenha 4 classe ou um curso universitário com mestrado, todos estão no mesmo patamar de igualdade.
    ZORRO

    ResponderEliminar
  39. caros amigos depois de ler estes textos do blog só lhes quero dizer o seguinte as verdades são para se dizer doa a quem doer a 1ª dama disse o que aí esta escrito é verdade eu aproprio ouvi a um domingo no adro da igreja só não ouviu quem não estava lá ou fez ouvidos moucos, o 1º a lançar propostas e alternativas para cunha foi o grupo juntos por cunha, quanto ao eng António Faria não ter tempo enganasse somos um grupo não 2 ou 3 elementos força juntos por cunha.

    ResponderEliminar
  40. O Vosso Presidente !26 de maio de 2010 às 11:21

    Bom dia a todos

    É a primeira e ultima vez que entro e comento neste espaço ( blogosfera), para dizer o seguinte:

    Em vez de vocês contribuírem para uma "cunha " melhor , vêm para esta mer... falar e maltratar pessoas. todos juntos podemos fazer de cunha uma freguesia de referencia . todos juntos podemos oferecer aos habitantes melhor qualidade de vida. mas não, vocês querem é problemas mas cunha não dorme e nas próximas autárquicas vão ser novamente enxovalhados !

    continuação de um bom dia

    ResponderEliminar
  41. Bom dia
    Meu amigo se não entende como já notei "penedo" é uma metafora, que personalisa o feitio ou caracter duma pessoa, que não tem bom senso, unestidade, transparencia, umildade, lealdade, falta de verdade para com os outros, resumindo alguem que socialmente deixa muito a desejar ao proximo.

    ResponderEliminar
  42. Ao Sr. Presidente: quem quer problemas é o sr. presidente, senão pq anda a acusar os habitantes da sua própria freguesia ?? é fácil verificar. Basta ir ao gabinete de apoio às freguesias para o comprovar !!! denuncias ...!! é preciso ser cobarde... o sr. não tem telhados de vidro pois não ??? e os seus amigos e amigas também não ??? que lhe interessam as próximas eleições ? já não pode concorrer !! Veremos quem sai enxovalhado !!!Aplique -se mas é a trabalhar bém para a freguesia pois foi para isso que foi eleíto.

    ResponderEliminar
  43. Bom dia
    So queria dizer aqui uma coisa ao presidente, ser queixinhas é um acto de mimalho. Seja um homem de geito pelo menos o resto da vida, acha que ganha alguma coisa ou amigos em acusar as pessoas da propria freguesia, eanquanto a outros encobreos.
    Até na camera se rieem de si pelo seu fraco caracter, de certesa que neste conceilho não existe nenhum presidente de junta tão invesoso.
    Olhe que as coisis são como o povo diz, os pecados pagam-se todos, o povo não dorme.

    ResponderEliminar
  44. Ao Zorro respondo que para mim os heróis estão no céu e nos sonhos.

    ResponderEliminar
  45. Bom dia
    Reafirmo aquilo que disse á tempos atraz, que aquele pedregulho que se encontra no que é desiguenado por uns de parque de merendas e outros de parque radical. Mas voltando ao simbolismo do referido pedregolho realmente é muito parecido na sua forma fisica e talves molecular de alguem que é frio, insensato, grosso, insensivel, e por ai fora porque poderia estar aqui o tempo todo a referire uma infinidade de adjectivos comparativos e qualificativos de algo que para a sociedade não val muito, a menos que seja trabalhado e esculpido de forma a dar-se alguma imagem de qualidade digna de se comtemplar, pois aqui é que as comparações ficam mais vincadas, senão vejamos. Para que serve Cunha ter um presidente se não está á altura das suas responsabilidade para que foi designado, fazendo tudo ao contrario, ou seja o que deveria fazer não faz, e o que faz, faz pessimamente. Se é uma pessoa sem qualque conteudo espiritual no que toca ao bom senso humano, se o seu unico objectivo na vida passa por destruir a comunidade nos seus laços sociais, se vive de sede de vingança ao proximo.
    Agora analizem bem e caracterisem este ser!!!
    Será humano ou será outra especie de materia em forma bruta.
    Pois meus amigos com este tipo de caracter e acções destrutivas e vingatorias temos que ter muita pena e compaixão daqueles que vivem para o mal.

    ResponderEliminar
  46. O Vosso querido PRESIDENTE28 de maio de 2010 às 22:55

    boa noite
    Tinha dito que não voltaria a comentar neste espaço ( blogosfera )mas.... no entanto tenho que o fazer.
    Por favor, parem de falar da primeira dama.
    Cunha é que perde,cunha é que não avança e com vocês , meu-"deus" , onde é que isto vai parar.
    mais uma vês; deixem a minha esposa em paz

    ResponderEliminar
  47. Boa tarde, em resposta aos comentários suscitados pelo meu, não disse que o vosso programa eleitoral era mau e peço desculpa pela má transmissão da informação simplesmente para uma oposição que tanto criticava e queria a mudança o programa mostrou que queriam sim a continuidade
    de um projecto que já dura mais de 20 anos.


    2-Foram buscar acamados? Acho muito bem, isso mostra que o actual Presidente se interessa por qualquer pessoa da freguesia, não vejo ilegalidade nesse ponto.

    3-A junta tem de justicar tudo o que fez e vai fazer. Acho que o que fez está à viste de olhos e deve ser do vosso conhecimento pelo menos do vosso cabeça de lista por isso é melhor discutir o que se está a fazer e do que se vai fazer.

    4-Falam muito contra a festa do moinho mas penso que no vosso programa haveria um item referente a um apoio a este tipo de festa.

    5- Se pelos vistos não conseguem apresentar ideias na assembleia, apenas as criticas pois a junta não deixa. Aproveitem e expressem as vossas ideias aqui.

    6- Quanto ao actual Presidente tem mais de 20 anos a lutar pelo bem estar e por uma freguesia melhor, se este mandato ainda não começou e vocês indicam que já "borrou a tinta toda" quero vos dizer que vocês ainda não entraram e não se encontram em melhor situação e ainda têm de mostrar mais de 20 anos de serviço dedicado à freguesia com sucesso.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  48. Amigos

    Depois de uns dias de conversa intensa impulsionada por um comentário mais elaborado não podia deixar de passar a tecer alguns comentários:

    Por uma questão de consideração e respeito saúdo em primeiro lugar a participação neste espaço do Sr. Presidente de Junta.

    Relativamente à sua primeira e alegadamente última intervenção sou a realçar o seguinte:

    1º Quando diz "contribuírem para uma "cunha" melhor...", não sei se está a referir-se à Freguesia de Cunha ou se "cunha" define qualquer outra coisa... Quanto a este blog que o Sr. intitula de "mer...", pelo titulo que lhe quer dar definimos facilmente o carácter de V. Exa. pelo que... Quem maltratará quem aqui dentro?

    2º Depois diz "... todos juntos podemos oferecer aos habitantes melhor qualidade de vida...". Curioso usar a expressão "todos juntos" depois de, em plena assembleia, afirmar que governará pelo seu programa e não pelo nosso. Curioso usar a expressão "todos juntos" quanto na realidade o Sr. e seus pares perseguem instituições, empresas e Pessoas num acto de cobardia e vingança.

    3º Diz ainda "... cunha não dorme e nas próximas autárquicas vão ser novamente enxovalhados!". Em primeiro lugar, os vossos bombos não conseguiram disfarçar e até vieram reforçar o MEDO que tinham de perder o PODER, vieram reforçar o INVESTIMENTO (também financeiro) envolvido no acto eleitoral, lembrando os tempos da "VELHA SENHORA". Quanto às próximas eleições... Não me preocupam, sei lá se ainda cá estarei? Mas isso também não me preocupa pois Cunha e o movimento que tenho a honra de ainda liderar tem Pessoas à altura e com capacidade para chegar à dinâmica do Século XXI.

    Sr. Presidente, vamos agora à sua segunda intervenção:

    1º Lamento que também tenha aprendido a dizer hoje uma coisa e amanhã fazer outra pois isso não dá credibilidade a ninguém e neste caso demonstra o nervosismos que o acalenta, mas continue a ir aparecendo, é bem vindo.

    2º Diz “… Por favor, parem de falar da primeira dama. Cunha é que perde…”, pois bem não sei o quer dizer com “… Cunha é que perde…” Mais uma vez o espírito da vingança tão característico da sua mente e de alguns que o idolatram. Sim, efectivamente, as pessoas de cunha perdem muito com isso (eu que o diga) mas em consciência (também sou eu a dizer) perderiam muito mais se não tivessem carácter, se não tivessem autonomia de pensamento. Quanto à sua esposa ou à primeira dama… Prefiro não comentar, contudo o sr. deveria fazer qualquer coisa para ela organizar melhor o que tem naquela cabeça e deixar de fazer certos comentários em público que demonstram não estar à altura da posição que ocupa.

    Cumprimentos ao Sr. Presidente e Um Grande Abraço para TODOS

    António Faria

    ResponderEliminar
  49. ao anonimo de 29 de Maio 18:42, tenho a dizer que deve andar um pouco distraido... Então não se lembra que a lista Todos por cunha não criticava nem tao pouco respondia aos ataques directos dos membros do PS, que até foram vários, baixos e mesquinhos ... pelo contrario houve sempre a preocupação em "construir" em vez de "destruir". Lembre-se que membros da equipa que ajudou a melhorar a freguesia nestes ultimos anos é que pôs em causa a sua maneira de actuar e por isso criou com a ajuda de outros o movimento de oposição. Mas a sua memória está muito lenta...
    Ir buscar os acamados é bom, claro !! mas abandoná-los depois é que não !!! quantos estão isolados sem apoio nem visitas desde aí ???
    Para o actualizar devo dizer que não está a ver as coisas claramente: o mandato já começou, na tomada de posse, a seguir às eleições de outubro de 2009 !!! Onde tem andado ??? no mundo da lua ???

    ResponderEliminar
  50. Agradecia ao anonimo que fez um comentario sobre denuncias na camara o favor de retirar os nomes das familias pois apesar de estarmos solidarios com o seu comentário não gostariamos de que esses nomes fossem citados.
    Cumprimentos
    Todos por cunha

    ResponderEliminar
  51. Vejam bem
    O presidente vem agora pedir bom senso e tento na lingua, quando que não o tem é ele e a sua mulher.
    É preciso ter lata como é a dele, após insultar, ofender e agredir as pessoas da freguesia vir agora para aqui dizer para ter compaixam com o que se diz da sua mulher.
    Mas diga lá como acha que se sentiram e sente as familias daqueles que insultou, acha que gostaram da seu acto cobarde e ipocrita, pois é isso que destingue que se sabe comportar em publico daquelas que deveriam estar internadas.
    Pois pra sua informação aqui hà tempos atraz encontrei a primeira dama e a propriataria dum determinado espaço comercial aqui da freguesia e enchovalhar as pessoas da terra, pois digo que tanto uma como a outra deveriam ter um espelho e ter vergonha pela posição ocupam.
    Pois digo não vou revelar em quem votei mas no passado já votei no actual presidente, mas nunca vi tanta gente arrependida dos seus actos ao votar nesta pessoa como agora ao repararem que é uma pessoa vingativa, cruel, malcriada e tão maldosa e falsa.
    Se não teem nada para fazer, Não andem a fazer mal ás pessoas.

    ResponderEliminar
  52. È preciso ser muito descarado, opos a 1ª dama andar pela freguesia a espalhar o seu veneno, vem agora o presidente pedir tento na lingua, como alguem que se julga inocente sobre toda esta materia, cheguei foi `ha conclusão que se merecem mutuamente porque se um é malcriado ou outro não é melhor, depois de toda a gente ler as verdades veem solicitar cautela.
    Por amor de Deus, não li nada sobre algo que não corresponde-se hà mais prefunda verdade.
    Se não sabem controlar as vossas angustias solicitem apoio especializado.
    Ora maltrataram as pessoas umildes, em que o seu unico objectivo, foi e será dar apoio mural e social a outras pessoas, e como contrariaram o vosso imperialismo em que imperava o quero posso e mando, e feridos no urgulho comodista vieram para a praça publica descarregar as vossas angustias, a meu ver devemos, ou seja por mim vou continuar a lutar por uma liverdade que conquistei neste pais quando foi a liverdade de expressão vaseado na verdade pública, não tenho nada a ver com o movimento Juntos por Cunha, mas tenho o dever de combater idiologias pateticas e retrogodas como tenho assistido.
    Ou será que ainda não reparou que maltratar as pessoas só cava ainda mais a sua imagem denegrida que já tem tanto aqui em como em outras terras já é bem famosa.
    Portanto acho que temos o dever moral e civico de mostrar aqui a nossa indegnação pela forma como somos tratados.

    ResponderEliminar
  53. Boa noite meus caros.

    Em tanto comentário junto só consigo ler “bláblábláblá e mais bláblá”.

    Aqui discute-se de tudo ou é porque a primeira-dama fez isto, ou porque o parque de merendas está inclinado ou é a estrada que tem lá buracos. Não há mais nada para discutir? Por exemplo o salmo da igreja? Que o senhor padre fez no domingo, foi um bom salmo meus caros. E de certeza que muitos que estão aqui não presenciaram esse momento.

    Mas adiante que já se faz tarde, a minha vida não é esta de teclar a estas horas em frente a um ecrã.

    O motivo que me trás é simplesmente o guarda-fatos do nosso senhor presidente. Porque a imagem do nosso presidente quer queiramos quer não é a imagem do povo de Cunha e se este não se encontra apresentável, Cunha continuará a não avançar.

    Que imagem terá uma pessoa vinda de fora e vir o nosso presidente a passear de calças brancas e camisa cor de rosa? Pode vos parecer um facto pouco importante, mas para quem já viu e conhece muito a politica sabe que isto é inadmissível.

    A imagem de todos os Cunhenses está posta em risco com um presidente destes.

    P.S 1- há uns meses atrás antes das eleições pedi que fossem colocadas latas de Sumol á venda em máquina refrigerantes, nada foi feito.

    2 - Nessa mesma altura, antes das eleições adverti para as condições dos parques infantis, e tenho conhecimento de FONTES SEGURAS, e talvez vitima também dessas condições, que muita gente já sofreu danos nesses parques, inclusive arranhões que fizeram sangrar mas nada foi feito.

    3- Gostava que a minha freguesia fosse algum dia nomeada para o Galardões “ A nossa Terra”, não estou a pedir que ganhem, mas que fosse pelo menos nomeada.

    Cumprimentos, Sumol
    Seja responsável, beba com moderação.

    ResponderEliminar
  54. Isto está uma autêntica confusão.
    Acham que o PJ sabe utilizar o ponto de exclamação?
    De qualquer modo, quando fala em nesta mer... parece-me alguém que tem feito muito melhor do que esta merd... Não se vê é onde.
    E já agora, em lugar de arregaçar as calças, faça o que costuma fazer noutras ocasiões, baixe-se e chafurde bem... talvez lhe revitalize as ideias.

    ResponderEliminar
  55. Amigos

    Dando seguimento ao meu comentário de 30 de Maio gostava aqui de dar algumas respostas a outras Pessoas que mesmo não se identificando me merecem a melhor consideração.

    Efectivamente o Nosso Programa eleitoral não trazia nada de maquiavélico, centrado nas Pessoas seria para elas e não contra elas que nós governaríamos. Connosco TODOS teriam um rosto, connosco TODOS teriam uma palavra, connosco TODOS teriam voz.

    Sou Eng. com muito gosto e tenho orgulho naquilo que profissionalmente faço. Sou o rosto de um movimento Jovem e Dinâmico, com Pessoas naturais da freguesia e também de fora dela. Não percebo como ainda é possível em pleno século XXI achar que os nativos de Cunha são superiores aos chegados a Cunha ou o contrário… Mais uma grande diferença entre as duas candidaturas, evolução confronto de ideias, dinamismo…

    É verdade que o Povo de Cunha foi soberano e acredito que o Povo de Cunha não dorme… Não acredito em vitórias morais mas não tenho dúvidas que esta foi a vitória mais amarga e com mais remorsos que alguns tiveram. Nós aceitamos e aceitaremos sempre a escolha do Povo e não fugiremos nunca às Nossas responsabilidades sejam elas quais forem as consequências, não somos nem seremos nunca marionetas comandadas por interesses pessoais ou partidários.

    Não tenho qualquer receio em assumir e realçar positivamente o Projecto de Cunha das 3 últimas décadas do qual também fiz parte. Contudo o Projecto vem caindo há largos anos, esgotando-se no último mandato. Amigos, a vida evolui, não podemos parar no tempo, temos que sair de Cunha, visitar outros concelhos e ver o exemplo de outros municípios. A Junta de Freguesia não se pode preocupar apenas com obras, tem que se preocupar também, e fundamentalmente, com as Pessoas. Mas mesmo nas obras a actual Junta de Freguesia tem que evoluir, tem que rever a Política de pavimentação das ruas da Nossa Freguesia.

    Uma vez mais o Moinho e mais uma vez para dizer que nada temos contra o moinho, mais uma vez para dizer que não nos preocupa quem é o seu ou os seus proprietários. Contudo, e mais uma vez, somos frontalmente contra o sentimento de posse que alguns líderes da freguesia exercem sobre este moinho, somos frontalmente contra a festa que ali é levada a efeito e os moldes em que é executada, temos o direito de demonstrar a Nossa indignação porque efectivamente há nessa festa envolvimento de dinheiros públicos.

    Não Amigos, nós não acabaríamos com o moinho, antes pelo contrário, nós tentaríamos recuperar outras infra-estruturas similares. Connosco não haveria esta festa do moinho, connosco o moinho, como elemento cultural da Nossa freguesia seria entregue à exploração e dinamização do Rancho Folclórico, para que aí houvesse eventos.

    Por último gostava de alertar todos aqueles que justificam o injustificável fazendo alusão ao passado, para que não parem. Nada temos contra o que foi feito, não somos Pessoas de chover no molhado. Todos sabemos que as ideias se esgotam e Cunha vive tempos de ideias esgotadas, daí a importância da juventude da Nossa equipa, vista por alguns como imatura (aqueles que tem medo de perder o poder) mas sem dúvida voltada para o Futuro.

    Um Grande Abraço a TODOS

    António Faria

    ResponderEliminar
  56. olá Sumol... adoro a tua alcunha... de facto se mais pessoas bebessem Sumol talvez a vida seria outra..
    ~mas fiquei um pouco triste porque quando comesçaste o teu comentário pensei ..."até que enfim alguém que vai dizer algo de jeito!"" mas não limitaste a falar do guarda roupa do Sr P.J pois, nunca o vi de calças brancas e camisa cor de rosa, mas de qualquer maneira penso que lhe deve ficar melhor do que quando ando de tronco nu...
    Do que é que afinal vocês se queixam... até piscina já tem... tênm de lá ir está espectacular... já podem fazer concurrencia à de Arentim....
    Agora vamos falar muito a sério, nõ sei se têm ouvido ou visto televisão? mas devem estar ao corrente do encerramento das escolas com menos de 20 alunos, claro, por enquanto e digo bem por enquanto não é o caso de Cunha mas a continuar assim não deve demorar muito....
    por que não adoptar já uma medida de prevenção... por exemplo pagar os livros a todos os miudos que venham para Cunha...e olha que não são precisam nenhumas centenas de euros.. basta criar tipo um serviço de emprestimo.
    Vamos lá ver se me faço entender.. a escola tem 10 alunos do 1º ano, a junta cede os livros gratuitamente, aos pais que o desejam, no final do ano, os alunos entregam os livros..
    Nesta fase de crise, tenho a certeza que muitos pais iriam aderir a essa proposta , por outro lado responsavbilizavam os alunos pelo cuidados dos livros... Assim no ano seguinte não necessitavam de investir muito mais... ´já muitas freguesias o faz, se os outros conseguem por que é que em Cunha não se conseguem? Creio que são as prioridades que são mal definidas..

    isto alias era uma proposta da lista Juntos por Cunha que eu espera eles levem à próxima assembleia

    Cumprimentos a todos..

    MF

    ResponderEliminar
  57. olá Sumol,
    já me esquecia de te dizer que o salmo não foi o Sr. Padre que disse mas sim a Aninha que o cantou, vamos lá ver se não confundes o salmo com a homilia mas com certeza queres te referir ao que o Sr. Padre disse no momento da paz... sim foram palavras lindas pena é que muitas pessoas a quem elas foram dirigidas não estivessem presentes... mas sabes como se diz palavras leva-as o vento" o que precisamos é de acções. Ora o que vejo é que há cetas pessoas que não tencionam mudar.... bem pelo contrário temem em continuar a perseguir as pessoas... É pena que assim seja....

    Cumprimentos a todos

    MF

    ResponderEliminar
  58. Dizem que os comentários são seleccionados uma espécie, triagem ,sensura, PIDE ou outra coisa parecida. mas cà vai o meu primeiro comentário:Vocês Todos por Cunha(")ALGUNS.Deixem-se de comentários invejosos e plenos de ódio ansiosos por fazer um golpe á Junta de Freguesia. É preciso ciríticas mais construtivas quero dizer com mais nível,isto é extensivel obviamente tambem ao moderador e ao seu staf.Já basta de chover no molhado... até breve!

    ResponderEliminar
  59. Bom dia.

    Caro MF, o dito vestuário é uma peça fulcral na imagem de Cunha, e só não o compreende isso quem não quer, mas não me irei alongar sobre este tema.

    Já agora caro MF, a dita “piscina de Cunha” como você a trata com alguma ironia poderá um dia vir a ser um assunto sério já que para uma criança de pouca idade e que não saiba nadar poderá muito bem cair lá e afogar-se, já que esta não tem qualquer tipo de vedação.

    No outro dia encontrei um folheto da campanha do Ps de cunha, e para além de tanta promessa junta chamou-me á atenção uma frase algo parecido com isto “Já somos reconhecidos por outros com uma freguesia evoluída” a frase não é esta mas o sentido anda lá perto, eu gostava de saber quem é que reconhece Cunha como uma freguesia evoluída quando existem freguesias por perto com menos tempo de existência e com melhores condições e infra-estruturas para se habitar nas redondezas.

    P.S Tapem o buraco que existe no caminho de quem vai no sentido moinho, parque de merendas como eu podem cair lá mais pessoas.

    Cumprimentos, Sumol
    Seja responsável, beba com moderação.

    ResponderEliminar
  60. boas,quero dar os parabéns ao nosso presidente pela excelente participação que teve na iniciativa feita pela alfacoop CAMINHADA PELA BIODIVERSIDADE só nos é que estivemos bem há chegada dos alunos da alfacoop a cunha, presidente ou 1 representante nada ninguém para derijir umas palavras de incentivo de agradecimento pela passagem deles por cunha, nas outras localidades avia sempre alguem á espera para dizer umas palavras em cunha estavam as paredes da junta para discursar mas elas não falam, se fala-cem muita coisa se saberia,se fosse uma festa ou invento organisado por vossa excelência estava logo na 1ª fila assim como não foi é pena no minimo pedia a alguem que o representa-se para não ficar mal para a fotografia.

    ResponderEliminar
  61. Estou solidario com as palavras do participante anterior.
    Acho que mais uma vez não foram compridas as regras formais para o cargo que desempenha.
    Daqui tiro algumas ilações. Será por falta de dialogo faltando argumentos vervais, quando a expresão verval deixa muito a desejar, ou será por desinterece e empenho total pelas pessoas desta freguesia, ou por ultimo que é o mais grave de todos, mas é ao que temos assistido com mais acentualidade que visa a vingaça social pelo seu povo.
    Nota-se que Cunha está abandonada no que toca a gerir a manutenção das suas infrastuturas como já tem sido aqui relatado por vários participantes, é vergonhoso vermos estradas em muito mau estado de conservação, falta de iluminação pública que se nota em vários pontos da freguesia com lampadas fundidas já à varios meses com locais totalmente ás esuras, e inseguros tendo a junta conhecimento de tal.
    Temos o dever de prossesar judicialmente e responsablizar-los se ocorrer alguma tragedia devido á insegurança por falta da referida iluminação.
    Já conheci alguns presidentes de junta desta freguesia, e a conclusão que tiro é que só lá estão para se servir a si proprios e a quem lhe convem o resto só existe para preencher os cadernos eleitorais ou para lhe darem uma palmadinha nas costas uns mezes antes das eleições a de viverem com um tachinho para se sustentarem á custa de todos nós.
    Mas como anteriormente o povo tinha pouca formação escolar, e era facilmente manipulado e enganado, agora as coisas mudaram e temos por obrigação descrever e comunicar a faltea de empenho e incompetencia com que nos deparamos dia a dia.

    ResponderEliminar
  62. Bos dia ´so queria comunicar que existe uma pessoa que como não tem nada para fazer porque vive á custa de uma reforma conseguida de forma pouco degna percorre diariamente as ruas da freguesia no seu carro de telemovel na mão informando o dito presidente de todos os actos que cada cidadão está a fazer.
    Digamos que é uma especie de pide.

    ResponderEliminar
  63. L.G.P.H.C.Saúdaçõs a todos os bloguistas: estou realmente impressionado com um comentador deste blogue que conheceu vários preidentes de junta desta Freguesia!deves ter 100 anos ou mais ou então morres-te e reencarnas-te para teres conhcido tantos presidentes na freguesia de Cunha.mas se és centenário peço desculpa mas sofres de amenésia porque não há muitos anos andavas de galochas ou com as calças arregaçadas até ao pescoço para passares em alguns caminhos e de lampião na mão que era a iluminação pública de então mas ambulante e bem mais económica.Quanto a outro comentário tambem deves ser reformado(a)ou então vives do ócio e da cosquice para veres diáriamente o dito reformado de telemovel na mão ou na orelha para informar cito( o dito presidente)essa notícia deixa-me preocupado porque regredimos para o dia 24 de Abril de 1974 juisinho tabem?

    ResponderEliminar