
Depois de verificar as notícias que correm estes dias pelos nossos jornais, cheguei á conclusão que inevitavelmente a Democracia começa a chegar agora também aos países onde isso seria há uns tempos atrás quase impossível. Os acontecimentos recentes na Tunísia e no Egipto vêm revelar que sistemas ditatoriais onde não se dá a palavra ao povo, onde se oprime através de perseguições e queixas, onde se usam os bens públicos para proveito próprio e não da população que os pagou com os seus impostos está realmente em extinção…
Depois desta breve abordagem sobre alguns acontecimentos que nos últimos dias têm tomado conta dos nossos noticiários gostaria de reflectir sobre a política de desporto da nossa Junta de Freguesia no último ano.
Gostaria antes de mais justificar esta escolha pois considero-a da maior importância depois dos acontecimentos dos últimos dias.
Depois de na campanha eleitoral das eleições de 2005 no respectivo programa eleitoral o actual Presidente da Junta ter colocado a seguinte propaganda e vou citar “Apoio ao Catel, nas suas actividades culturais e desportivas, contribuindo para a ocupação dos tempos livres dos jovens de uma forma sadia. Aqui salientamos o sucesso das escolinhas do Catel que, em nossa opinião, merecem a continuidade dos apoios da Junta”… chegamos ao final do primeiro ano deste mandato sem qualquer actividade desportiva na freguesia. O fim das escolinhas de futebol que tantos elogios até então mereciam foi sem dúvida a nota de maior destaque. O fim da actividade desportiva nesta associação é da total responsabilidade da junta de Freguesia senão vejamos:
- A Junta de Freguesia ficou a dever e volto a dizer a dever os apoios prometidos em 2008/2009 e 2009/2010 o que simbolizaria um valor aproximadamente a 7.500.00 Euros.
- A Junta de Freguesia ficou a dever a valor prometido a esta Associação referente á “negociata” da Venda da Escola Velha (valor aproximadamente 3800.00 Euros).
- A juntar a esta situação as obras no Campo de Futebol que era para ficar pronto em 2009 e estamos em 2011 e apesar de em 25/07/2010 o Sr. Presidente ter dito numa inauguração que e volto a citar “O presidente da autarquia adiantou que está para breve a inauguração do parque desportivo, uma vez que o piso sintético já está pronto, faltando apenas os acabamentos.”( http://municipiobraga.blogspot.com/2010_07_25_archive.html), ainda continua por terminar. (Devem estar á espera do centésimo primeiro aniversário do moinho).
E quando parecia que já se tinha visto toda força desta Junta de Freguesia eis que surge para já… mais um capítulo nesta triste história.
Quando um grupo de residentes desta Freguesia se juntavam para passar uns momentos de lazer praticando um pouco de desporto no campo de Futebol surge mais uma medida digna dos melhores momentos de apanhados, malucos do riso etc, em que revelando toda a sua ira o Sr. Presidente coloca a placa em cima na fotografia á entrada do respectivo campo. “Proibido a Maiores de 15 anos”simplesmente ridículo, absurdo e não tenho mais adjectivos.
Vejamos a seguinte situação:
Um pai com um filho de 10 anos vai dar uns chutitos para o campo chega lá vê a placa e … o filho entra o pai fica cá fora… o filho vai ter de jogar á bola sozinho … a Bola vai para o lado da bancada e cai pela ribanceira abaixo o filho vai buscar a bola cai magoa-se e de quem é a responsabilidade??? e será que o Pai não pode praticar desporto na Freguesia junto com o filho???? E será que um grupo de residentes não estando o campo ocupado não utilizando os balneários nem luz não pode praticar um pouco de desporto???? Será que o campo é só para os clubes de fora da Freguesia, em vez de ser para a prática do desporto pelos habitantes da mesma ou é para obter rendimentos para pagar festas de moinhos e de parques de merendas… Convido quem quiser a visitar os campos de Tadim, Trandeiras, Arentim, Sequeira, Pedralva, Palmeira, S. Paio de Arcos… e até posso dizer que podem visitar todos os campos para verem se em algum deles encontra tamanho atentado á Democracia e aos direitos dos cidadãos.
Para terminar e como dizia no meu primeiro parágrafo o mundo está a mudar, as pessoas já não pactuam com atitudes incoerentes irracionais e de abuso de poder, o poder ditatorial têm os dias contados e a nossa luta pelas pessoas e para as pessoas vai continuar…As crianças de hoje serão os nossos governantes de amanhã…
Todos Por Cunha
palavras para que, uma imagem vale mais mil palavras. adorava saber se os membros da assembleia afetos ao ps estao de acordo com isto. e claro que nao, mas falta coragem para assumir. esqueçam a politica e zelem pelas pessoas da freguesia. façam um favor a voces proprios e defendam os vossos ideais. abraço a todos e continuem a utilizar o campo sem qualquer receio pois ele e nosso.
ResponderEliminarPARABÉNS,simplesmente 5 estrelas.
ResponderEliminarO sinal colocado no recinto desportivo na nossa freguesia onde a Junta de freguesia fez questão de acabar com o desporto e ainda por cima difamar a direcção e seus apoiantes da unica associação da terra, tem agora um campo sintetico que ainda não está acabado, isto como não está acabado a camara com a empresa parceira ainda não entregou a administração do espaço, mas um habitante da freguesia tomou a liberdade de colocar um placa a "Entrada proibida a maiores de 15 anos informações 916436874", uma coisa proibida quer dizer: Ordenar que se não faça; Prescrever a abstenção de; Obstar, impedir, opor-se; Interdito, defeso; como é possivel entrar lá pessoas, realizar jogos com outros clubes fora da freguesia, incrivel como se consegue manipular o significado das palavra.
ResponderEliminarPortante deve vedar o campo e lacra-lo pois a entra é PROIBIDA é o que lá esta escrito, se um adulto não pode entrar muito menos uma criança. Tenha vergonha na cara e não proiba ninguém de livremente praticar desporto, muito menos o da sua fregueisa.
Parabens pelo artigo
ResponderEliminarA verdade nua e crua.
O assunto é comentario pela população e já é motivo de chacota.
Todos sabemos o quanto um individo pode chegar ao ridiculo, e por vezes obseno, sim osceno pelo comportamento e linguagem ordinaria que tem tido para com o povo.
Só um individo com grandes disturbios mentais é que chama a atenção das pessoas pela negativa.
No lugar de gastar à toa sim à toa deveria investir em tratamentos e psicanalise social.
Não é como temos assistido suburnar aqueles que até pela sua formação academica tem-se deixado subornar a troco de uma barriguita cheia, que pode comprar o parolo, sim porque parolo não somos todos e não estamos cá de ontem já conhecemos a peça à decadas para estarmos letrados em manhosices de artista oportunista.
Aqueles que tentam tirar partido das fraquesas daqueles que os rodeiamnão dignas de qualquer respeito do proximo.
O bom senso não é um adjectivo mas sim um sustantivo.
A educação e o respeito é dom que se adquire à nascença, não se pode comprar.
Por isso amigos ainda iremos viver muitos anos para assistir a mudanças relevantes como temos assistido a cada dia que passa, onde está provado que o povo quer é uma igualdade de valores é não de ditadores estupidos,esses e os seus apoiantes tem sempre o mesmo fim.
ja falei com alguns presidentes de juntas de freguesias vizinhas e do ps, e eles nem queriam acreditar na historia da placa. a nossa freguesia esta a ficar no ridiculo e tudo por causa de uma personagem que lhe custa a entender de uma vez por todas que a freguesia nao e dele que nada lhe pertence. as infraestrututas da freguesia sao tanto minhas ( nossas ) como dele,ele apenas tem a responsabilidade de as gerir e sempre em beneficio da populaçao, por isso deixemo-nos de coisas. nao vale apena bater mais no ceguinho mas sera que ha alguma explicaçao para a dita placa quando ao domingo de manha e a propria junta a ir abrir as instalaçoes para que la se realizem jogos, e vos garanto que nao ha la nenhum atleta com menos de 15 anos. entao em que ficamos e ou nao e proibida a entrada a menores de 15 anos. para terminar acho que a proibiçao se destina apenas a alguns habitantes da nossa freguesia. espero que daqui por 3 anos ( ganhe quem ganhar ) as coisas mudem realmente e que essa personagem ainda ande no meio de nos para ver o que e gerir uma freguesia. 3 anos se tal personagem nao cair em si e abandone o cargo ou mude de atitudes e trate todos mesmo todos com igualdade pois foi para isso que o povo o elegeu, nao pode gerir a freguesia so em beneficio daqueles que nele votaram mas sim em beneficio de toda a populaçao, so assim pode ser.
ResponderEliminarBom dia a todos.
ResponderEliminarFaria (Eng.) ainda estou para entender porque é que o futebol de formação no Catel acabou.
O meu filho participou nas escolas enquanto houve formação. Paguei todos os meses a mensalidade pedida pela instituição, paguei o equipamento e demais acessórios que a instituição pediu para pagar, tal como eu todos os pais o fizeram.
Ainda assim o futebol de formação seguiu os passos do futebol senior, esse sim que exigia muito investimento, e acabou, a unica explicação que deram foi que a culpa é da junta de freguesia que não deu os apoios prometidos, eu não acredito que tenha sido apenas isso, o Catel não é uma instituição da junta, não será que o fim do futebol senior, que dava mais projecção mediática a quem nele estava envolvido, ditou o fim das escolas, o futebol no Catel já há muito que deixou de ser um grupo de amigos que jogava à bola apenas por carolice, e tu ainda te lembras que no inicio foi assim.
Gostaria de ter a tua opinião sincera, e não política, sobre este assunto.
Obrigado.
Manel
Caro Amigo Manel
ResponderEliminarGostava que tivesses sido tão preciso na tua identificação como em relação à minha pessoa.
Um raciocínio como o teu cheio de dúvidas como as tuas merece sem dúvida uma resposta da minha parte, que na dúvida se endereça a todos os Maneis, a todas as Marias a todos os Josés a a todas as Alziras... que partilham tais incertezas.
O futebol Jovem apareceu muito depois do futebol Sénior, com o objectivo de tornar sustentável uma equipa verdadeiramente amadora que lutava sem meios contra os orçamentos muito poderosos dos nossos adversários.
A equipa sénior foi crescendo e com ela foi também crescendo a quantidade e capacidade das várias equipas das camadas Jovem.
Os mais velhos eram motivados pelos sucessos dos mais novos e os mais novos queriam todos os dias subir mais um patamar, todas as semanas ansiavam poder jogar no escalão superior. Em minha opinião uns complementam os outros, sendo todos importantes para se atingir o sucesso.
O meu último Ano à Presidência do CATEL jamais me sairá da memória, desde o Rancho Folclórico composto por pessoas humildes mas trabalhadoras e sérias, passando pela equipa sénior que respirava saúde e amizade com responsabilidade e rigor, até ao mais pequenino elemento da equipa de escolinhas cujos seus olhos irradiavam alegria, muitas vezes atulhado de lama até aos joelhos...
Sim é verdade Manel. O CATEL deu muita projecção mediática à freguesia de Cunha e como sabes até foi argumento para campanhas eleitorais anteriores, já foi referido neste espaço.
Quanto à minha opinião que será sempre séria e sem objectivos políticos, não tenho dúvidas, porque tenho argumentos, de que o Catel foi forçado a acabar com o desporto não só por a Junta de Freguesia não ter honrado os seus compromissos financeiros, mas também porque a Junta de Freguesia não foi séria e não respeitou as mais elementares regras do relacionamento humano, aliás como o tem feito desde então até à data.
Quanto à carolice, essa existiu sempre e ainda hoje vejo e tenho dúvidas se a preocupação de muitos, quem sabe alguns Maneis, não é o fim do desporto em cunha mas sim o Medo do seu resurgimento... Claro que não é o teu caso.
Um Grande Abraço a Todos com votos que continuem a contribuir sempre para que em Cunha voltem a haver rostos, em Cunha voltem a haver Pessoas, tratadas com a dignidade e o respeito que merecem.
António Faria
Por favor não metam a catel sempre ao barulho por causa da politica, há uma divida por parte da junta que ainda não foi saldada,contudo o catel seguiu em frente e ainda bem pois o rancho é uma marca importante para a freguesia e leva o nosso nome muito longe.
ResponderEliminarMas neste momento cunha tem problemas bem mais graves, e quem está na junta tenta tapar o sol com uma peneira,dando uma de coitadinhos e pondo o bom nome do catel na baila para despistar os mais distraídos.
Peço encarecidamente à junta de freguesia preocupem-se só com os problemas da freguesia e deixem-se de perseguir quem quer o melhor para cunha, força juntos por cunha.
Reparei que no passado domingo a j. de freguesia mandou por um esclarecimento no jornal paroquial da freguesia sobre o campo de futebol,no meu entender não foi a escolha mais acertada,mas isto é matéria para outra discussão.
ResponderEliminarTambém já tive a oportunidade de ver o jornal desta semana,e a mesma noticia continua mas de forma diferente.
Pois bem,diz que os campos estão livres para jovens e famílias que queiram o frequentar desde que esteja livre, concordo perfeitamente,há regras que devem ser respeitadas concordo.
Mas devo dizer-lhes que este recado, pois eu sei que é um recado para algumas pessoas está mal dado, analisem, pensem, mas verão que tenho razão pois não são(somos)um grupo organizado, e explico porquê,queremos praticar e só praticar desporto,vai quem quer livremente não interessa a idade, a raça, ou cor de pele.
Falam em jovens,todos somos jovens apesar de alguns já terem 50 ou mais anos, também temos com 10 12 anos, falam em famílias, somos uma família, se alguém tem um problema pode partilha-lo com todos, ou com quem se sentem mais a vontade.
Em suma o que eu quero dizer é que iremos continuar a frequentar o campo que é de todos sem excepção.
Não sendo uma noticia de cunha, não posso deixar de comentar, realçar o impacto que a mesma tem.
ResponderEliminarLi hoje no diário do minho,que a divida da câmara de Braga dispara para 23 milhões de euros, um agravamento de 300 por cento.
Divida com fornecedores 22 milhões 903 mil 370 euros e 20 cêntimos.
O grosso da divida 20 milhões 44 mil 319 euros, de compromissos assumidos e não liquidados, diz o jornal que para pagar estas dividas a câmara apesar de já estar endividada vai pedir mais uma linha de credito para pagar estas dividas.
Diz o jornal em 2005 câmara era uma das do país que não tinha dividas quase nenhumas pagava tudo a pronto, eu pergunto o que é que mudou nos últimos 5 anos,o presidente não foi de certeza.
Com este tipo de gestão o que me parece é que o próximo presidente de câmara vai ter um buraco financeiro para tapar, irá ser criticado mas a culpa é da actual gestão.
Para concluir, nos é que pagamos as favas com os impostos e ordenados mais baixos.
Este fim de semana passei pelas ruas de cunha,e reparei que na feira nova as bermas da estrada estavam limpas, fico contente por ver que desta vez tiveram direito a limpeza.
ResponderEliminarTambém reparei que em alguns sítios o lixo das bermas era deitado para dentro das bouças terrenos particulares por favor....
Quero só dizer as duas senhoras que andavam a caminhar na segunda há noite, que se deixem de criticar quem está no café e muito menos o grupo que ao domingo de manhã se junta para conviver não, não estão a lavar roupa suja, mas se isso lhes preocupa há(temos)cadeiras de vago podem-se juntar a nós e conversarem também, de um modo mais especial este recado é para uma delas e já agora traga também o marido está à vontade não mordemos.
Para terminar deixo mais uma vez um recado para os senhores do lar,é uma instituição para todos e devem ajudar quem mais precisa, sei que é difícil ter pessoas com alzaimer dão muito trabalho, mas é para isso que existem,para colaborarem com as famílias na ajuda a olharem por eles para que tenham um fim de vida digna já lhes vasta a doença para sofrerem.
FORÇA JUNTOS POR CUNHA, SEMPRE ALERTA,
NÃO DESANIMEM SEMPRE FORTES PARA A VITORIA.
quem espera sempre alcança........... mudaram a placa ( com vergonha de a retirarem ) anuncios no jornal paroquial ( ate o sr. padre achou ridiculo a cena da placa )agora so falta acordarem de vez e começar a fazer algo de util pela freguesia.
ResponderEliminarBoas,este domingo a associação de pais realizou mais um desfile de Carnaval,parabéns pelo sucesso, correu tudo bem mas...
ResponderEliminarQuero dar os parabéns ao mascarado que ia com a roupa de relva sintética,tudo de bom para ti.
Mas quero desde já dizer que foi de mau gosto o que tentaram fazer ao obrigarem os mascarados a tirarem a mascara o segredo está na maneira mais original que te máscaras e não és reconhecido,mas condeno pela maneira que o fizeram pois queriam por força saber quem levava aquela mascara,sei que o iam condenar, cresçam principalmente 2 a 3 pessoas lá presentes....
Olhem o carnaval nacional e depois digam alguma coisa,reflictam e vejam se eu não tenho razão, faz parte de todo o cortejo do carnaval fazer caricaturas de o que se passou no ultimo ano.
A uma pessoa em especial esperava mais de ti, ao leres isto sei que vais perceber a mensagem, não entres nestas lutas mereces mais que estas guérrinhas mas se queres entrares nelas....
FORÇA, CUNHA MERECE MAIS....!